13 setembro, 2007

Quem disse que a cultura não tem dinheiro?

"Obras de requalificação na galeria D. Luís I, Palácio da Ajuda. Primeira mostra do Hermitage em Portugal vai custar 1,5 milhões de euros.

11.09.2007 - 15h04 Lusa

A exposição do Hermitage a inaugurar em Outubro, em Lisboa, custará 1,5 milhões de euros, anunciou hoje Isabel Pires de Lima, ministra da Cultura. Esta será a primeira de três mostras do museu russo a realizar nos próximos dois anos, que antecedem a abertura em 2010 de um pólo permanente do Hermitage em Portugal.
Os primeiros números do projecto Hermitage foram anunciados na cerimónia de assinatura de um protocolo entre o Instituto dos Museus e Conservação (IMC) e o Turismo de Portugal, principal patrocinador do evento, para o qual vai contribuir com 500 mil euros. Para apresentar esta primeira exposição, a Galeria D. Luís I, no Palácio da Ajuda, está a ser alvo de obras de requalificação que ascendem a 900 mil euros, disse a ministra. A exposição será inaugurada a 25 de Outubro, pelo Presidente da República, Cavaco Silva, e pelo Presidente russo, Vladimir Putin, abrindo ao público no dia seguinte. "Estamos certos de que este projecto vai aumentar a atractividade do pólo Belém-Ajuda, que está a sofrer alterações para a sua requalificação cultural", assinalou Pires de Lima, adiantando que a segunda exposição temporária com peças do Hermitage será no Porto (em 2008), no Museu Soares dos Reis, e a terceira em Lisboa (em 2009), num espaço ainda por definir. Quanto ao pólo permanente do Hermitage em Portugal, Isabel Pires de Lima indicou que também ainda "está por definir o espaço onde ficará, podendo ser na zona da Ajuda ou da Baixa-Chiado."

"Saquei" isto de um jornal... alguém quer comentar???

Sem comentários: