27 setembro, 2007

Dominicus Musealis VII (com direito a A, B e C!)

Domingo, 9 de Setembro de 2007


Pois é, o nosso 9 de Setembro foi uma animação, com direito não a um, nem a dois mas sim a três-museus-três e a tertúlia no miradouro da Graça!

Momento Museal A - MUSEU MILITAR

Pórtico da fachada principal,
atribuido ao arquitecto Larre


Pátio com exposição de artilharia

Começamos então pelo Museu Militar, uma verdadeira caixinha de surpresas…para se ficar com água na boca, pode-se consultar http://www.geira.pt/mmilitar/, embora o melhor seja mesmo lá ir. Foi deste site que extraí a seguinte informação:

"Através do seu espólio o Museu Militar aborda as grandes temáticas da história de Portugal. A missão do Museu encontra-se patente na sua divisa: “ MAIORVM NATV ARMA PROPONIMVS” (“Expomos as Armas dos Antepassados”).O Museu contempla, desde 1998, de um espaço nas Caves para a realização de exposições temporárias e de outros eventos culturais. No percurso do itinerário interior o visitante poderá dispor no “Pátio dos Canhões” de uma Loja e de uma Cafetaria. Caracteriza-se por ser um museu que vive de uma exposição permanente, porém são várias as exposições temporárias que se realizam anualmente. A mostra das colecções museológicas desenvolve-se ao longo de 33 espaços expositivos. O visitante que percorre o museu pode verificar que a natureza das colecções não passa unicamente pelas peças bélicas, mas também pelo património artístico patente na pintura, azulejaria e escultura, pela mão de insignes artistas dos séculos XVIII, XIX e XX."
Localização
Museu Militar
Largo do Museu da Artilharia
1100 – 468 Lisboa
Telefone 21 884 25 69
Fax 21 884 25 69E-mail mmilitar@um.geira.pt
Horário 10h00 - 17h00 Encerra 2ª e Feriados
Autocarros 9, 12, 25, 28, 35, 39, 46, 104, 105, 107.
Organismo Responsável Ministério da Defesa Nacional


Momento Museal B - MUSEU ANTONIANO

O segundo momento da actividade dominical deste dia foi a visita ao Museu Antoniano – passamos de um museu apalaçado para um museu casinha de bonecas… há que equilibrar a coisa!

O Museu Antoniano situa-se no Largo de Santo António (à Sé) e não devo perder a oportunidade de referir a escultura que apetrecha esse espaço, da autoria de Soares Branco… nem faço comentários pessoais, basta olhar para a obra inspirada…


O Museu Antoniano, é dedicado a Santo António de Lisboa. Foi inaugurado nos anos 80 do século XX por iniciativa camarária e pretende retratar as várias formas artísticas que assumiu a devoção dos lisboetas a Santo António, o santo mais popular de Lisboa. Pensa-se que ele nasceu na casa onde agora se encontra o museu.
Localizado junto à Sé de Lisboa, reúne para além das colecções, uma importante bibliografia, que evoca o culto de Santo António nas variadas formas, essencialmente as de carácter mais popular e urbana que o povo lhe dedica.Em exposição estão peças religiosas, iconografia (escultura, gravura, pintura e cerâmica), alfaias litúrgicas, livros, vestuário e diversos objectos subordinados à temática antoniana, numa mistura de expressões de carácter mais popular ou mais erudito. Entre o espólio destaca-se o conhecido painel de azulejos polícromo de "Santo António pregando aos peixes", de meados do século XVII.


Localização
Largo de Santo António (à Sé)
1100-585 Lisboa
Telefone 21 886 04 4
Fax 21 757 15 58
Horários Todos os dias 10-13h / 14-18h Encerra ao feriados
Acessos Autocarro 37; Eléctrico 28
Organismo responsável Câmara Municipal de Lisboa



Momento Museal C - MUSEU DO TEATRO ROMANO

Para terminar em beleza, lá seguimos o circuito do 28 (mas a pé!) rumo ao Museu do Teatro Romano de Lisboa. Outro contraste - dois museus sob a mesma tutela (municipal), lado a lado, com tratamentos tão diferentes... má mãe, esta CML...

O Museu do Teatro Romano de Lisboa encontra-se instalado em parte de um edifício do século XVII (piso superior das antigas cavalariças do Cabido da Sé de Lisboa) e sofreu alterações nos inícios do século XX, quando foi acrescentado um piso onde funcionou uma tipografia e uma fábrica de malas. O seu percurso museológico é constituído por uma área de exposição (imagem 1), um campo arqueológico (imagem 2) e pelas ruínas do teatro romano, in situ (imagem 3).






O teatro romano de Lisboa foi edificado durante o império de Augusto, quase na viragem para o primeiro milénio da era cristã, e foi remodelado no ano 57 da nossa era, no tempo de Nero. Foi uma das mais significativas construções de Olisipo, pois embora seguisse o modelo tradicional de teatro romano (que, na Península Ibérica é tão bem representado pelo Teatro Romano de Mérida), tem a característica de estar construído num terreno com especificidades topográficas muito particulares, nomeadamente ao nível da inclinação da encosta onde se situa.

O local terá sido abandonado como espaço cénico durante as invasões bárbaras, pelo século IV, tendo o seu espaço sido reaproveitado para sucessivos usos privados (tanto da própria edificação, como dos materiais de construção): existem achados de construções paleo-cristã (séc. IV ou V), silos do período islâmico e restos de habitações e artefactos medievais (séc. XIV) e do século XVI.

O Museu do Teatro Romano de Lisboa é um espaço de elevado interesse, por representar não só uma época particular da história olisiponense (a sua exposição centra-se apenas no período romano), mas também por testemunhar o desenvolvimento urbanístico e as transformações que a cidade levou ao longo dos séculos.
Localização
Museu do Teatro Romano
Pátio do Aljube, 5 (junto à rua Augusto Rosa)
1100-059 Lisboa
Telefone 21 751 32 00
Fax 21 757 18 58
Horário 3º feira a Domingo 10-13h / 14-18h Encerra 2ª e feriados
Acessos Autocarro 37 Eléctrico 28
Organismo responsável Câmara Municipal de Lisboa

Sem comentários: