18 setembro, 2007

Como destruir um monumento nacional em dez anos.

Não querendo transformar este blog numa plataforma reaccionária contra o Palácio Nacional de Queluz , vou apresentar as últimas novidades no âmbito do protocolo estabelecido entre o PNQ e a sua tutela, denominado "Como destruir um Monumento Nacional em 10 Anos". Caso tenham reparado na última visita, o outrora jardim estruturado quer à Francesa quer à Inglesa, encontrava-se transformado em jardim à Mundo Selvagem. Uma das justificações eram os restauros do sistema hidráulico promovido pelo World Monuments Fund em conjunto com a investigação de historiadores nacionais. Para que o dito restauro funcionasse como pretendido, seria necessário que o responsável pelo Palácio contribuisse com boa vontade, abertura de espírito e conhecimento de causa. Infelizmente o dito responsável não detinha nenhuma destas qualidades.
Conclusão: Aquilo a que assistimos não eram obras de restauro, mas sim obras de canalização perfeitamente banais, banais até demais!
A responsável pelo PNQ achou por bem colocar canalizações novas em vez de restaurar os canos do séc. XVIII. O seu propósito, ao que tudo indica, é que as fontes espinchem água desalmadamente e que seja permitido aos visitantes passearem-se em pequenos barcos pelo canal dos azulejos....
Se este blog pertencesse à Euronews esta seria a rubrica No Comment...
Chapinhemos irmãos, que o público também é filho de Deus!

Sem comentários: