08 outubro, 2007

Para uma profilaxia da micose...

Mas que diabo de pertinência tem um post sobre micose num blog sobre Museus, Museografia, Museologia e afins?

Toda! Perceberam bem? Toda!!!

A micose é, de uma forma geral, a designação dada aos vários tipos de infecções provocadas por fungos (os mais mórbidos, ávidos, como sempre, de tudo o que é sórdido, podem consultar a Wikipédia e desamparar aqui a loja).

A fungaria (que não a nasal), se presenteada com as condições ideais à sua proliferação, a saber, como todos aprendemos em Conservação Preventiva, temperatura elevada e alta percentagem de humidade relativa, propaga-se a um ritmo de fazer corar de inveja qualquer coelho adulto, saudável e a tomar o comprimido azul.

As micoses podem ser superficiais ou profundas. Fiquemo-nos hoje apenas pelo primeiro tipo.

A micose superficial consiste na aglomeração de fungos, sobretudo em zonas de maior pilosidade, junto das unhas ou, em zonas de intensa acumulação de humidade, como nas axilas, nas virilhas, entre os dedos dos mãos, causando a famosa frieira, e entre os dedos dos pés, dando origem ao conhecido "pé-de-atleta".

Ora a fungaria alimenta-se de uma proteína designada queratina. Quando o estágio de infecção se encontra já adiantado, podem igualmente surgir problemas de origem bacteriana.

A profilaxia da doença passa por uma série de cuidados que abordaremos em futura oportunidade. O célere desenvolvimento do combate a esta patologia inclui já técnicas desenvolvidas em ambiente lectivo, as quais permitem ao paciente do sexo masculino, por exemplo, com recurso à aplicação de dois dedos em cada um dos hemisférios do cós das calças e através de uma oscilação para cima e para baixo, em cambiante de tango argentino, friccionar com generosa amplitude, toda a micose que grassa no meridiano que leva do umbigo ao fundo das costas, com imediato alívio da área afectada.

E por agora, desculpar-me-ão os digníssimos leitores, tenho que interromper devido a uma comichão estranha que paira latente sobre a minha orelha esquerda e que solicita a minha imediata atenção. Mas voltarei ao assunto oportunamente.

Bem hajam!

Sem comentários: